Apresentação do Blog

Este Blog é destinado a aula de geografia do colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração com o intuito de informar os internautas sobre focos de tensão realizando assim, o trabalho pedido pelo professor Tiago.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Colômbia

A Colômbia vive um conflito interno há 40 anos que ainda não foi reconhecido formalmente como guerra civil. Seus habitantes, no entanto, têm sentido as conseqüências deste foco cíclico de violência, que gerou milhões de deslocados, desaparecidos políticos e infâncias robadas em todo o país.
Os atores armados que atuam no conflito são as guerrilhas de esquerda - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Libertação Nacional (ELN) -, as Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), os narcotraficantes e as Forças Armadas.
As origens do conflito são controvertidas. Alguns autores citam a luta pela terra como motivo principal e outros consideram as disputas políticas da metade do século passado entre os partidos Liberal e Conservador, especialmente durante o período denominado "a violência" (1946-1962), que permitiram o surgimento incipiente das ações de guerrilha.

Fonte:www.comunidadesegura.org

Conflitos Na Africa

Os conflitos na Africa aconteceram basicamente pelo desrespeito dos Europeus perante as cultura etnicas e religiosas da Africa.
No continente africano existe varios grupos rivais,esse grupos rivais(grupos com etnias e religiosidades diferentes),antes da chegada dos europeus esses grupos rivais vivam em harmonia,porem,os europeus fizeram a conferência de Berlim que fez a divisão do continente,as fronteiras criadas na conferência não respeitaram as diferenças étnicas e religiosas dos grupos rivais esse desrespeito gera instabilidade até hoje em varios pontos do continente africano e vive constantes guerras civis causadas pelos grupos rivais.

Fonte:www.mundoeducacao.com.br

Povo Basco

Um dos principais motivos de conflito no continente europeu é a questão do povo basco.O povo basco está distribuído no nordeste da Espanha e sudoeste da França, essa etnia luta pela independência política e territorial há pelo menos 40 anos. Os bascos correspondem a um grupo social de origem não identificada e que provavelmente teria chegado à península Ibérica a cerca de 2.000 anos, em todo esse tempo as nações que estão subordinadas preservaram os principais elementos culturais como a língua (euskara ou vasconço), costumes e tradições.

A partir desse fato, no ano de 1959, foi criado um movimento com idéias socialistas e separatistas denominado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Pátria Basca e Liberdade), com o surgimento desse grupo teve início os atentados, sobretudo, às autoridades.


sábado, 6 de novembro de 2010

Propostas de atividade ludicas


REGRAS / MODO DE JOGAR:
  • Sem limite de participantes.
  • Joga-se o dado e anda o quantidade de casas indicada.
  • Quando cair na casa do envelope responde-se uma questão sorteada na hora.
  • Quem erra a questão volta para a casa de onde saiu e quem acerta permanece na que parou.
  • Ganha quem promover a paz primeiro.
Obs. Algumas sugestões de perguntas:
  1. Qual o motivo da guerra entre Indía e Paquistão?
  2. Qual o interesse da Índia pela caxemira?
  3. Por que tantas guerras civis no Haiti?
  4. Por que a faixa de Gaza é tão disputada entre Israelenses e Palestinos?
  5. Por que o conflito no Tibete?

TIBETE

O Tibete ou Tibet  é uma região de planalto da Ásia, um território disputado situado ao norte da cordilheira do Himalaia. É habitada pelos tibetanos e outros grupos étnicos como os monpas e os lhobas, além de grandes minorias de chineses han e hui. O Tibete é a região mais alta do mundo, com uma elevação média de 4.900 metros de altitude, e por vezes recebe a designação de "o teto do mundo" ou "o telhado do mundo"


Os conflitos ocorrem por uma questão histórica. A China diz que o Tibete faz parte de seu território desde meados do século XIII e deve ficar sob o comando de Pequim.
Muitos tibetanos afirmam que a região do Himalaia ficou independente durante vários séculos e o domínio chinês nem sempre foi uma constante.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Caxemira

O conflito na Caxemira se refere à disputa territorial entre a Índia e o Paquistão (e entre a Índia e a China), pela Caxemira, a região localizada ao extremo noroeste do subcontinente indiano.

A posição oficial da Índia é que Caxemira é uma "parte integrante" da Índia, enquanto a posição oficial do Paquistão é que a Caxemira é um território disputado cujo estatuto final só pode ser determinado pelo povo da Caxemira. Alguns grupos caxemires acreditam que a Caxemira deve ser independente da Índia e do Paquistão.


Além da disputa por terras, outro motivo é a água, pois a Caxemira é a fonte de vários rios e afluentes do rio Indo